sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vitória do Povo Egípcio!

Parabéns ao povo egípcio por essa grande vitória popular! O povo, na rua, jamais será vencido!



Após semanas de mobilização popular e conflitos civis no Egito, finalmente, o presidente-ditador resolveu se retirar do cargo e nomear um comitê militar para conduzir eleições democráticas no país. Após décadas de ditadura, os egípcios podem imaginar, pela primeira vez, uma sociedade mais justa e livre.

Mas ainda resta muito a fazer. Primeiro, é preciso manter os militares sob rigorosa vigilância. Apesar das claras demonstrações de apoio ao movimento popular do exército egípcio, inclusive, negando-se a reprimir manifestações contrárias ao governo instituído, não podemos esquecer o vínculo existente entre os generais egípcios e o Pentágono. Assim, o povo precisa estar vigilante para o Tio Sam não assumir o controle da transição. Afinal, uma democracia imposta não é, de fato, uma democracia real. É preciso que o povo se organize e construa alternativas de governo, incluindo também as forças políticas vinculadas ao Islã. Será preciso organizar partidos políticos, canalizar a mobilização civil para a abertura de alternativas políticas reais e consistentes em uma futura eleição.

De qualquer forma, hoje é um dia de comemoração! A derrubada do presidente foi uma grande conquista dos egípcios, além de uma demonstração clara que a revolta civil pacífica e organizada pode ser uma alternativa para a construção de sociedades mais justas. Esse evento político nacional pode servir como referência para as sociedades de outros países da região também submetidas à arbitrariedade de ditadores, dando início a um processo virtuoso de reconfiguração da política regional. Viva o oriente!

Agora, a construção de um novo regime é o segundo passo, talvez o mais difícil. Muita força ao povo Egípcio! Viva ao povo nas ruas!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...