segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Povos Indígenas & Internet

Povos indígenas de diversas etnias estiveram reunidos na USP para discutir os usos indígenas da internet. O evento foi organizado pelo Núcleo de História Indígena e do Indigenismo em parceria com o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP e contou com o apoio da Rede de Cooperação Alternativa (RCA). Segue abaixo a ata da reunião com um resumo dos temas que foram discutidos e alguns encaminhamentos tirados ao final do encontro.

Ata do I Simpósio Indígena sobre Usos de Internet nas Comunidades Indígenas do Brasil


As lideranças e indígenas, reunidas no I Simpósio Indígena sobre Usos de Internet nas Comunidades Indígenas do Brasil durante os dias 22 a 26 de Novembro de 2010, na sala da antiga biblioteca do Prédio de História e Geografia da FFLCH na USP (Universidade de São Paulo) em São Paulo-SP, após amplos debates chegaram às conclusões que seguem sobre o uso da Internet nas Comunidades Indígenas:

As dificuldades existentes:

- Dificuldade de Conexão: a antena Gesac que hoje se encontram nas Aldeias Indígenas não tem suprido a necessidade de conexão nas aldeias, tendo inclusive falhado constantemente em algumas Comunidades. São poucos os pontos de conexão nas aldeias Indígenas. A velocidade disponibilizada não permite downloads, upload; Muitas Aldeias onde foi prometida a instalação de conexão ainda não foi instalada.
- Falta de equipamentos: os equipamentos que chegam às aldeias são muitas vezes velhos sem funcionar, os programas não são de fácil uso, equipamentos e software ultrapassados; é preciso tornar mais simples (desburocratizar) o processo aquisição de Kits de Infocentros.
- Falta de manutenção: é necessário a formação de uma equipe indígena para manutenção dos computadores nas Comunidades Indigenas;
- falta de formação de equipe técnica nos pontos de acesso (equipe de multiplicadores): é necessário formação de indígenas multiplicadores do uso das máquinas.
- falta de comunicação entre os indígenas que usam a internet

Encaminhamentos:

Diante de tudo que foi levantado e discutido pelos parentes presentes, ficou acordado a criação de uma Rede das Redes, um espaço que aglutinaria todas as redes, sites e blogs indígenas hoje existentes, para melhorar o diálogo entre os povos indígenas, fortalecer a cultura e ser um espaço de cobrança de nossos direitos.

Ficou claro que é urgente que mais aldeias sejam conectadas uma vez que é uma necessidade para uma maior comunicação com o mundo externo às aldeias e entre nós mesmos. A internet nas aldeias é uma ferramenta para buscar melhorias para as Comunidades Indígenas, daí a URGÊNCIA em solucionar os vários problemas que existem nas Aldeias como a conexão (muito lenta isso quando funciona), a falta de Computadores (muitos estão ultrapassados e sucateados) e demais questões acima citadas.

É necessário que tenham mais encontros como estes pois é de suma importância discutir o tema da Internet nas aldeias, melhorias das condições do uso desta internet e o fortalecimento das Rede das Redes que chamados Rede Digital Cultura Indígena.

Por fim ficou a cargo da Rede Índios on Line e Web Brasil Indígena nas pessoas de Graciela Guarani, Alex Pankararu, Potyra Tê Tupinambá e Anapuáka Tupinambá Hãhãhãe dar o suporte para os povos que ainda não tenham seus sites e blogs e também na criação do espaço virtual das Rede Digital Cultura Indígena.

São Paulo, 26 de novembro de 2010

Alex Pankararu [Pankararu]
Almir Narayamoga Suruí [Suruí]
Anapuáká Muniz Tupinambá Hã-hã-hãe [Tupinambá Hã-hã-hãe]
Ataíde Vilharve [Guarani Mbya]
Chicoepab Suruí [Suruí]
Daniel Baniwa [Baniwa]
Devanildo Ramires [Guarani Kayowá]
Edivan dos Santos Guajajara [Guajajara]
Elivelton de Souza [Guarani Kayowá]
Elizeu Nascimento Pedrosa [Piratapuia]
Graciela Guarani [Guarani Kayowá]
Járdilla Simões Jerônimo [Tapeba]
Jean Hundu Arara Jaminawa [Jaminawa]
Jonesvan Xakriabá [Xakriabá]
Josinei Aniká dos Santos [Karipuna]
Karané Txicão [Ikpeng]
Kumaré Txicão [Ikpeng]
Lucas Benite Xunu-Miri [Guarani Mbya]
Maurício Yekuana [Yekuana]
Nélida Rete Venega [Guarani Mbya]
Paulo Gomes Guajajara [Guajajara]
Potyra Tê Tupinambá [Tupinambá]
Raimundo Benjamim Baniwa [Baniwa]
Takumã Kuikuro [Kuikuro]

Fonte: RCA: http://rcabrasil.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...