quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Nas Margens do Diário de Campo – Manaus (Parte II)

Nesta segunda parte do meu relato sobre o período que permaneci no Amazonas pretendo falar sobre as viagens que realizei nos arredores de Manaus: as viagens para Presidente Figueiredo, cidade localizada a 100 km ao norte de Manaus, via BR-174 (que vai até Boa Vista); e os passeios de barco pelo rio Negro.


O “Paraíso das Cachoeiras”

Presidente Figueiredo é um município pequeno, com cerce de 30 mil habitantes, que serve como referência de lazer para os moradores de Manaus devido à existência de mais de uma centena de cachoeiras na região, motivo pelo qual a cidade é conhecida como o “Paraíso das Cachoeiras”. Estive na cidade na companhia de amigos e familiares, quando tive a oportunidade de conhecer algumas das suas cachoeiras, cada uma mais linda do que a outra. A cidade também conta com uma excelente estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes. Para quem está pensando em conhecer melhor o interior da floresta sem grandes deslocamentos de barco ou carro para o interior do Amazonas, sugiro visitar esse verdadeiro “paraíso”.




Uma boa dica para quem está pensando em se aventurar por lá: alugue um carro em Manaus (onde as diárias não são muito caras), pois as cachoeiras estão localizadas em pontos diferentes do município, tornando necessário se deslocar até esses locais de carro ou taxi (a última opção é mais cara).

                                                   
Mas, para quem quiser economizar e não tiver a pretensão de conhecer um grande número de cachoeiras, também existe a possibilidade de ir de ônibus e ficar hospedado em uma das pousadas localizadas ao lado das cachoeiras mais importantes. Não existe nada como passar algumas horas desfrutando da exuberância da floresta tropical, tomando banho de rio e visitando as belezas da região.



Nas trilhas que levam até as cachoeiras, é possível encontrar animais e plantas amazônicas, além de conhecer cavernas e percorrer caminhos no meio da mata. A infraestrutura é variável, sendo que algumas cachoeiras estão localizadas em áreas privadas, tornando necessário o pagamento de uma taxa de ingresso.   


Os Passeios de Barco e as Praias

Um dos programas mais populares entre os turistas que visitam Manaus são os passeios de barco, seja para conhecer o “encontro das águas” (convergência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água clara), seja para visitar comunidades e praias localizadas nos arredores. Esse serviço é oferecido pelas agências de turismo, mas sugiro tentar negociar diretamente com os donos dos barcos, pois eles cobram bem mais barato do que os intermediários.







O passeio costuma durar de três horas até dias inteiros, dependo do itinerário combinado antes com o capitão da embarcação. Também existem barcos de diferentes tamanhos, como lanchas rápidas para 8-10 pessoas e barcos de dois andares com espaço para dezenas de pessoas. De qualquer forma, mesmo os passeios mais breves incluem uma visita ao “encontro das águas”, a uma comunidade de ribeirinhos localizada nas proximidades e um almoço em restaurantes localizados na outra margem do rio Negro, onde é possível provar as delícias da culinária local. Mas, havendo disposição, é possível estender o passeio até uma das inúmeras praias localizadas nas margens do rio Negro ou até o “Arquipélago Anavilhanas”, um complexo de 400 ilhas localizado a 40 km de Manaus. Vale realmente apena tirar um dia para navegar pelo Rio Negro e conhecer suas belezas.




Bom, hoje acabo por aqui o meu relato. No próximo post, pretendo falar um pouco sobre a minha estadia no laboratório de farmacologia da UFAM,que desenvolve pesquisas com plantas medicinais, e sobre a minha experiência junto à comunidade de ribeirinhos N.S. de Nazaré, localizada no Alto Amazonas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...