sábado, 9 de outubro de 2010

Colocando na Balança: Lula X FHC

A luta pela conquista dos votos da Marina Silva está intensa. A cúpula do PV, mais alinhada com o PSDB paulista, pressiona para que o partido apoie o candidato Serra. Marina gostaria de fazer uma consulta às bases tanto do PV como também do "Movimento Marina Silva" antes de decidir qualquer posição. A executiva do PV se sente traída por Marina, pois teria "feito a sua campanha" e agora não estaria recebendo o devido respeito e consideração pela ex-candidata. A verdade é exatamente o contrário: quem fez a campanha do PV foi Marina Silva. Afinal, qual outro membro do PV poderia ter alcançado o resultado que a candidata teve nesse primeiro turno? O Gabeira? Que nem conseguiu se eleger para o segundo turno no RJ? Sinceramente, acho que não.

Pessoalmente, conforme já afirmei aqui, sou completamente "anti-Serra". Não voto no PSDB nem morto! E isso por uma razão muito simples: o Serra traz consigo forças ocultas (ou nem tão ocultas, como o DEM) para dentro do governo. Não que isso não tenha ocorrido também com o Governo Lula, afinal, tem cada figura no PMDB que.... Bom, deixa pra lá. Mas a verdade é que nada é pior do que o DEM, não é mesmo? Ou o PP, velho PDS das antigas, que apoiou a ditadura militar. Sem falar na "Veja", na "Isto é" e em todos esses veículos da mídia que são "golpistas" e extremamente conservadores. Outra coisa que deve ser levado em conta é que o PSDB do Serra tem uma política muito mais "dura" com os Movimentos Sociais, além de ter uma visão de "desenvolvimento" mais limitada do que a visão de Dilma. Isso sem falarmos em outros fatores como: a política externa, o salário mínimo (estou me referindo ao "real" que entra no bolso do trabalhador  e não promessas eleitoreiras), a política científica e tecnológica... A comparação é completamente favorável ao Governo Lula em inumeros fatores. Entre eles, o mais importante de todos para nós, ex-eleitores de Marina: a política ambiental. Não podemos esquecer que Marina é responsável por boa parte das medidas ambientais adotadas durante os últimos 8 anos, é claro, com todas as limitações políticas impostas pelos setores mais desenvolvimentistas do governo Lula. Mas, enfim, também deu pra avançar em muitos pontos importantes e isso deve ser levado em conta neste momento.    

Acho que "colocando na balança" chego à conclusão que a trajetória da Marina tem mais afinidade com a proposta de Dilma. Todos nós sabemos que as comparações e os números não deixam dúvida: os últimos 8 anos foram melhores do que o Governo FHC! Mas, para ajudar o eleitor de Marina a decidir qual caminho tomar neste segundo turno, coloquei logo abaixo um quadro que traz algumas comparações interessantes:


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...