sábado, 26 de junho de 2010

Brasil 0 X 0 Portugal

O último jogo do grupo G da fase inicial da copa do mundo não foi lá tão emocionante como se esperava de duas seleções com grandes jogadores, como Cristiano Ronaldo e Luís Fabiano. O time de Portugal jogou todo o primeiro tempo retraído no seu campo de defesa, impondo uma verdadeira muralha intransponível aos brasileiros, buscando, desta forma, segurar um empate no primeiro tempo, sentir um pouco mais o desempenho da seleção canarinho e apostar no talento decisivo do seu melhor jogador, Cristiano Ronaldo, único do time posicionado no campo adversário. Enquanto isso, a torcida dos dois países, que compartilham entre si diversos elementos culturais – a língua, a história colonial, a culinária e etc. – davam um show de civilidade nas arquibancadas do estádio. A seleção brasileira não conseguiu ter a criatividade necessária para surpreender os defensores adversários, um sinal claro que tanto Robinho como Kaká fazem falta na equipe, principalmente, na ligação entre meio de campo e ataque. Sem grandes ameaças por parte dos portugueses, que tiveram poucas oportunidades de contra-ataque, os brasileiros mantiveram a posse de bola durante a primeira etapa da partida, mas sem nunca assustar o adversário e, na maior parte do tempo, sem ultrapassar a linha do meio de campo, buscando alternativas que não apareceram em nenhum momento.

Os últimos 45 minutos de jogo foram um pouco mais animados, o técnico de Portugal fez algumas mudanças que deixaram o seu time mais agressivo, nivelando um pouco mais a partida. O Brasil, no entanto, não soube tirar proveito da abertura dos portugueses para o jogo e fez uma apresentação lamentável no segundo tempo. Bom para o goleiro Júlio Cezar, que teve a oportunidade de mostrar porque é considerado o melhor goleiro do mundo na atualidade. Sobre o desempenho do restante da equipe brasileira, resta mencionar que Felipe Melo e Daniel Alves tiveram um desempenho lamentável durante a partida e Júlio Batista não parece estar vivendo o seu melhor futebol. Acho que Dunga poderia ter colocado Robinho no segundo tempo, pois num campeonato compacto como a Copa do Mundo é fundamental dar ritmo de jogo aos jogadores e, apesar dele não ter jogado bem contra Costa do Marfim, não custava nada experimentar o seu desempenho no meio de campo, fazendo a função de Kaká. Já a equipe portuguesa demonstrou qualidade técnica durante toda a partida, ocupando todos os espaços na defesa. Só acho que Cristiano Ronaldo não foi o melhor jogador do jogo, pois teve sua atuação prejudicada pelo excelente trabalho do capitão Lúcio na defesa, um dos melhores jogadores do Brasil nesta partida.

Mas, enfim, acabamos a primeira fase com um resultado satisfatório, com o Brasil finalizando em primeiro lugar no seu grupo e pegando um caminho mais seguro nas eliminatórias, não tendo que enfrentar a Espanha nas oitavas ou a Argentina ou Alemanha nas semifinais. Caso conseguirmos vencer os chilenos – o que é bastante provável - a Holanda poderá ser o único obstáculo até a final da competição. Já os nossos amigos portugueses terão que percorrer um caminho mais duro daqui pra frente, tendo que vencer os espanhóis nas oitavas e podendo enfrentar fortes candidatos ao título, como a Argentina, a Alemanha e o México.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...