terça-feira, 4 de maio de 2010

Carta para o Cacique Aritana

Nós aqui do movimento de paralização da Balsa (travessia do rio Xingu), chegou até nosso conhecimento a sua mensagem que você juntamente com seu irmão mandou para o Luiz Inácio Lula da Silva, a qual você fala que este homem não está tratando nós indios como irmão, como amigo e nem como parente.

Pois é, Aritana...Luiz Inacio Lula da Silva tem se demonstrado que é o nosso inimigo número um dos índios, do meio ambiente e dos rios. Ele quer modificar o Rio Xingu.
No seu governo fica bem claro que ele é inimigo da natureza e é contra a preservação do meio ambiente.

Com a construção da barregem de Belo Monte que ele quer fazer, o nosso rio Xingu nunca mais vai ser este belo rio que o nosso pai criador construiu para nós indio e nos deu.
Estamos indignados, pois, muito de nossos parentes votaram nele elegendo novamente, pensando que ele iria governar com democracia, considerando o indio e preservando a natureza, Nossos parentes pensavam que ele ia considerar nós indios com gente, mas isso não esta acontecendo com os povos indigenas no governo de Lula. Veja como está a Funai de Brasilia que não resolve nada ... só atende para dizer não aos indios.

Nós entendemos que ele quer é nossa destruição, quando ele fala que vai construir belo monte de qualquer jeito, isso fica bem claro. É melhor ele acabar com a FUNAI e com nós indios.
Assim ele pode acabar com a Amazônia, rios, floresta e fazer tudo que ele pretende fazer com o Brasil. Ele acabando com nós aí nós não vamos estar vivos para ver esta grande destruição. Então ele pode fazer o que quizer. Por que nós não aceitamos a barragem de Belo Monte; não aceitamos dinheiro, não aceitamos o zoneamento do estado de Mato Grosso, este governo quer acabar com a nossa riqueza como os peixes, as caças e os rios.

Para nós Lula é um demônio, um verdadeiro monstro.
Nós lideranças Indigenas deste movimento queremos lhe solicitar pra você, Aritana, como um grande líder, pra não se referir ao governo lula como:
-Nós estamos muito tristes.
Não ...não, não estamos tristes, estamos revoltados com este governo, estamos revoltados com Luiz Inacio lula da Silva.
-Solicitamos de Vossa Senhoria Senhor presidente.
Não...não, não adianta tratar o nosso inimigo com carinho: cadê a consideração que Lula tem pelos Índios?
Queremos ver nossos líderes ter mais força em suas palavras para este governo que é contra nós.
Assim pedimos o apoio de nossos parentes para nós nos unirmos junto a este movimento:

Lideranças:kaiabi,Kalapalo,yawalapiti,Meinako,Auweti,Kamaiura,Waura,Matipu,Txicão,Juruna,Yudja,Suiá,Nafukauá,Kuikoro,Trumai,
(ass)

Líder Indígena Megaron Txucarramae

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...